RSS
email

"Você pode brilhar!"






O maior desafio
Cada um de nós tem desafios diferentes. A vida é feita de desafios diários.

Para quem não dispõe de movimentos nas pernas, transportar-se da cama para a cadeira de rodas, a cada manhã, é um desafio.

Para quem sofreu um acidente e está reaprendendo a andar, o desafio está em apoiar-se nas barras, na sala de reabilitação, e tentar mover um pé, depois o outro.

Para quem perdeu a visão, o grande desafio é adaptar-se à nova realidade, aprendendo a ouvir, a tatear, a movimentar-se entre os obstáculos sem esbarrar. É aprender um novo alfabeto, é ler com os dedos, é adquirir nova independência de movimentos e ação.

Para o analfabeto adulto, o maior desafio é dominar aqueles sinais que significam letras, que colocados uns ao lado dos outros formam palavras, que formam frases.

É conseguir tomar o lápis e escrever o próprio nome, em letras de forma. É conseguir ler o letreiro do ônibus, identificando aquele que deverá utilizar para chegar ao seu lar.

Cada qual, dentro de sua realidade, de sua vivência, apontará o que lhe constitui o maior desafio: dominar a técnica da pintura, da escultura, da música, da dança.

Ser um ás no esporte. Ser o primeiro da classe. Passar no vestibular. Ser aprovado no concurso que lhe garantirá um emprego. Ser aceito pela sociedade. Ser amado.

Para vencer um desafio é preciso ter disciplina, ser persistente, ser diplomático, saber perdoar-se e perdoar aos outros.

É ser otimista quando os demais estão pessimistas. Ser realista quando os demais estão com os pensamentos na lua. É saber sonhar e ir em frente.

É persistir, mesmo quando ninguém consiga nos imaginar como um prêmio Nobel de Química, um pai de família, um professor, prefeito ou programador.

Acima de tudo, o maior desafio para deficientes, negros e brancos, japoneses e americanos, brasileiros e argentinos, para todo ser humano, é fazer.

Fazer o que promete. Dar o primeiro passo, o segundo e o terceiro. Ir em frente.

Com que frequência se escutam pessoas dizendo que vão fazer regime, que vão estudar mais, que vão fazer exercício todo dia, que vão ler mais, que vão assistir menos televisão, que vão...

Falar, reclamar ou criticar são os passatempos mais populares do mundo, perdendo só, talvez, para o passatempo de culpar os outros pelo que lhe acontece.

Então, o maior desafio é fazer. E não adianta você dizer que não deu certo o que pretendia porque é cego, ou porque é negro, ou porque é amarelo, ou porque você é brasileiro. Ou porque mora numa casa amarela. Ou porque não teve tempo.

Aprenda com seus erros. Quando algo não der certo, você pode tentar de maneira diferente. Agora você já sabe que daquele jeito não dá.

Você pode treinar mais. Você pode conseguir ajuda, pode estudar mais, pode se inspirar com sábios amigos. Ou com amigos dos seus amigos.

Pode tentar novas idéias. Pode dividir seu objetivo em várias etapas e tentar uma de cada vez, em vez de tentar tudo de uma vez só.

Você pode fazer o que quiser. Só não pode é sentir pena de si mesmo. Você não pode desistir de seus sonhos.

* * *

Problemas são desafios. Dificuldades são testes de promoção espiritual.

Insucesso é ocorrência perfeitamente natural, que acontece a toda e qualquer criatura.

Indispensável manter o bom ânimo em qualquer lugar e posição.

O pior que pode acontecer a alguém é se entregar ao desânimo, apagando a chama íntima da fé e caminhar em plena escuridão.

Assim, confia em Deus, e, com coragem, prossegue de espírito tranquilo.
 


Autor:
Redação do Momento Espírita, a partir de carta assinada por Fernando Botelho e endereçada a um cego, de nome Juliano, residente em Curitiba, e do cap. 9 da obra Convites da vida, psicografia de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis, ed. Leal. 




Bookmark and Share

11 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Emocionante o video para um excelente texto. Amei
Beijos

J.R. Fernandez disse...

Adorei minha querida amiga Joicinha.
Lindo vídeo e texto. No vídeo amei quando a menina pergunta "Por que sou diferente dos outros?" e o senhor devolve como resposta "Por que você tem que ser igual aos outros?"... Simples e genial. :-)
Beijo no coração, Fernandez.

Unknown disse...

Todos podem brilhar, temos luz própria, (eu acho), a questão que nem sempre temos os incentivos certos e as vezes eles só chegam quando tudo parece estar perdido.

Joicinha disse...

Fernandez

O que chamou a atenção no filme publicitário, foi que muitas pessoas tentaram atrapalhar, anular o sonho dela em torna-se violinista. Mas o fato de uma pessoa falar que ela "poderia" fez toda diferença. E assim é no nosso dia-a-dia. Quantas pessoas não tentam apagar nossa estrela diariamente né? Acreditar é preciso, nós podemos.

Um ótimo domingo
bjs

Joicinha

Principe Encantado disse...

Muito bom que video emocionante, fiz um post que termina com esse pensamento:
""Sejamos como o sol que não visa nenhuma recompensa, nenhum elogio, não espera lucros nem fama, simplesmente brilha!"
Abraços forte

Joicinha disse...

Amigo Joselito

Não podemos dar razão aos sentimentos negativos, o sucesso ou fracasso vai depender do quanto vamos nos empenhar. Coragem sempre!!!!

bjs

Joicinha

Joicinha disse...

Olá amigo

Esse vídeo nos mostra o quanto precisamos de determinação, coragem e fé.

bjs

Joicinha

Mari Costa disse...

Oiii Joicinha

Lindo o video, me emocionei.O grande problema da sociedade é que tem que se seguir o memso padrao e ser igual a todos, sendo que o diferente incomoda, porque é o que as pessoas queriam ser e nao tem coragem.Ja notou que as pessoas que mais brilharam, eram pessoas diferentes e que as outras queriam ofuscar seu brilho.
Bjs

Anônimo disse...

Excelente exemplo de superação! Simplesmente incrível!

Anônimo disse...

Que Post Fantástico!
Amiga JOICI, um vídeo espetacular com um mega texto repleto de reflexões que vão ao encontro de muitos que hoje se encontram adormecidos pelas decepções e ou talvez por um espírito alquebrado.
Não abrir a porta para ouvir mensagens negativas é dar um primeiro passo rumo a processo evolutivo, ter a iniciativa de encarar tantos desafios se apresentarem é o segundo passo.
Seguir em frente sempre, e fazer agora, É, o futuro presente.
Parabéns por mais um magnífico Post!
Abraços,
LISON.

Luciano A. Santos disse...

Joicinha,

excelente texto, trás umas verdades absolutas que insistimos em não admitir.

Que bom seria se dar o primeiro passo fosse fácil....

Forte abraço.

 

Adotar é tudo de bom

Gentileza Gera Gentileza

CITAÇÕES


PageRank!">www.e-referrer.com
Widget FerramentasBlog


Gazeta dos Blogueiros TweetMeme Chicklet