RSS
email

Desabafo






Ninguém muda ninguém; ninguém muda sozinho;nós mudamos nos encontros.Simples, mas profundo,preciso.É nos relacionamentos que nos transformamos.Somos transformados a partir dos encontros,desde que estejamos abertos e livres para sermos impactados pela idéia e sentimento do outro.Você já viu a diferença que há entre as pedras que estão na nascente de um rio,e as pedras que estão em sua foz?


As pedras na nascente são toscas,pontiagudas, cheias de arestas.À medida que elas vão sendo carregadas pelo rio sofrendo a ação da água e se atritando com as outras pedras,ao longo de muitos anos,elas vão sendo polidas, desbastadas.Assim também agem nossos contatos humanos. Sem eles, a vida seria monótona, árida.A observação mais importante é constatar que não existem sentimentos,bons ou ruins, sem a existência do outro,sem o seu contato.Passar pela vida sem se permitir um relacionamento próximo com o outro,é não crescer, não evoluir, não se transformar.


É começar e terminar a existência com uma forma tosca,pontiaguda,amorfa.Quando olho para trás,vejo que hoje carrego em meu ser várias marcas de pessoas extremamente importantes. Pessoas que,no contato com elas,me permitiram ir dando forma ao que sou, eliminando arestas,transformando-me em alguém melhor,mais suave,mais harmônico,mais integrado.Outras,sem dúvidas,com suas ações e palavras me criaram novas arestas,que precisaram ser desbastadas.


Faz parte...


Reveses momentâneos servem para o crescimento.A isso chamamos experiência.Penso que existe algo mais profundo,ainda nessa análise.Começamos a jornada da vida como grandes pedras, cheia de excessos.Os seres de grande valor, percebem que ao final da vida, foram perdendo todos os excessos que formavam suas arestas,se aproximando cada vez mais de sua essência,e ficando cada vez menores, menores, menores...


Quando finalmente aceitamos que somos pequenos,ínfimos,dada a compreensão da existência e importância do outro,e principalmente da grandeza de Deus,é que finalmente nos tornamos grandes em valor.


Já viu o tamanho do diamante polido, lapidado?


Sabemos quanto se tira de excesso para chegar ao seu âmago.É lá que está o verdadeiro valor...Pois, Deus fez a cada um de nós com um âmago bem forte e muito parecido com o diamante bruto,constituído de muitos elementos,mas essencialmente de amor.Deus deu a cada um de nós essa capacidade,a de amar...Mas temos que aprender como.Para chegarmos a esse âmago,temos que nos permitir,através dos relacionamentos,ir desbastando todos os excessos que nos impedem de usá-lo,de fazê-lo brilhar.


Por muito tempo em minha vida acreditei que amar significava evitar sentimentos ruins. Não entendia que ferir e ser ferido, ter e provocar raiva,ignorar e ser ignorado faz parte da construção do aprendizado do amor. Não compreendia que se aprende a amar sentindo todos esses sentimentos contraditórios e os superando.Ora, esse sentimentos simplesmente não ocorrem se não houver envolvimento...E envolvimento gera atrito.


Minha palavra final: ATRITE-SE!


Não existe outra forma de descobrir o amor.
E sem ele a vida não tem significado.

Bookmark and Share

11 comentários:

Ma Deepti Anurag disse...

Estava falando sobre isto com uma amiga quando me deparei com este texto maravilhos!
Sim, o mais importante na vida são os relacionamentos, são eles que possibilitam o nosso crescimento. Dentro das paredes de um monastério, tudo fica mais fácil...Onde estão os desafios das diferenças???
Muito Obrigada!

amigodcristo disse...

Joicinha que reflexão mais impactante...!!!
Amiga nos ser humanos somos todos diamantes.... temos o maior brilho de tudo que existe dentro de nós...
mas para brilharmos é preciso realmete como tu disse.. atrite-se...
Lindo parabéns !!!!

Rosana Madjarof disse...

Joici,

Que linda reflexão minha amiga!

Tudo o que vivemos nesta vida, sejam bons ou não, são experimentos do amor, pois o amor passa por transformações, e por vezes tem que enfrentar e superar muitos obstáculos que se revestem de sentimentos ruins, mas o amor supera tudo.

Adorei.

Bjs.

Rosana.

Ebrael Shaddai disse...

Baby,

Vc tem razão qdo diz q o amor é movimento, é ação, é interação!! Não há como haver um amálgama se não houver essa junção, ess atrito de que vc fala!!

Bjs!!

S. Levy Lima disse...

excelente post
a comparação das pedras da nascente e da foz é exacta.

gostei muito.

bjs

Claudinha disse...

Joici!
Garanto que Ebrael já estava pensando em outro tipo de atrito! Rsrss!
Falando sério agora, não há como viver sem nos colocarmos no mundo e nos relacionarmos. A experiência, boa ou ruim nos constrói. Somos um pouco de tudo que nos aconteceu durante a vida, a soma de experiências.
Brinco com meus amigos que até de novela tiramos ensinamentos para a vida, e é verdade. Nem que seja poder pensar que aquele tipo de programa de televisão não acrescenta conhecimento!
Ninguém sai incólume dessa vida. Incólume? Palavra domingueira...
Bjs!

ahh.. Quem sou eu?!! disse...

Claudinha

É exatamente isso amiga, vc conseguiu pegar a essência do texto.

"Somos transformados a partir dos encontros,desde que estejamos abertos e livres para sermos impactados pela idéia e sentimento do outro".

bjs


Joicinha

ahh.. Quem sou eu?!! disse...

Olá Ebrael

É como está descrito no final do texto -

"Para chegarmos a esse âmago,temos que nos permitir,através dos relacionamentos,ir desbastando todos os excessos que nos impedem de usá-lo,de fazê-lo brilhar".

ATRITE-SE!

bjs

Joicinha

Camila disse...

Ótimo texto, amiga!

Se não houvessem os atritos, as divergências, não poderíamos evoluir!
O amor é o sentimento maior que move nossa evolução, talvez por isso nele hajam os maiores atritos...
Vamos "atritar", rsrsrs

Bejocas

Sérgio Marcondes Soares disse...

Olá,
Ótimo texto, verdadeiro e instropectivo.
Não consegui visualizar o crédito pelo texto, ele é do sociólogo Roberto Crema, não?

Um forte abraço!

Principe Encantado disse...

Joici muito lindo o texto, temos de refletir mais.
Abraços forte

 

Adotar é tudo de bom

Gentileza Gera Gentileza

CITAÇÕES


PageRank!">www.e-referrer.com
Widget FerramentasBlog


Gazeta dos Blogueiros TweetMeme Chicklet