RSS
email

Música


A música gera um tipo de prazer sem o qual a natureza humana não pode passar. (Confúcio)


Começo meu post de hoje com essa frase de confúcio, musica algo inexplicavel, e de profunda sensação.

A música seja na forma de canções rituais ou de cantigas de ninar, mais do que um artifício para acalmar as pessoas a musica é um dos componentes indispensável para expressao do ser humano. E também um importante instrumento para o desenvolvimento das emoçoes.

Cada vez mais, especialistas de diversas áreas descobrem as potencialidades que a música possui e os benefícios que ela pode proporcionar as pessoas de todas as idades. Isso é demais..... Eu respiro musica!!! :P

E quando trabalhada desde a infância, a música faz com que a criança adquira uma maior facilidade para o entendimento de outras áreas do conhecimento e uma estrutura emocional e psicológica que lhe trará grandes vantagens no decorrer de sua vida.

Na verdade eu penso da seguinte maneira não dá pra imaginar um mundo sem som e, se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante dia-a-dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia e tantos outros. Tudo expressa um som.

Atraves das minhas leituras pude comprovar que a música é energia. E,sendo energia ela tem o poder de influenciar para o bem ou para o mal. Como diz David Tame em seu livro O Poder Oculto da Música, "a música tem o poder de elevar o homem para cima ou para baixo".

Pitágoras, Platão e Aristóteles, filósofos gregos, analisaram profundamente a influência da música na sociedade. Eles descobriram que existe uma íntima relação entre a moral de um povo e a música que entoam, o que levou um músico contemporâneo a afirmar que “a música cria ordem a partir do caos... a melodia impõe continuidade ao descosido e a harmonia impõe compatibilidade ao incongruente”. Sim, os antigos filósofos, incluindo Confúcio na China sabiam que a música poderia trazer ordem ou desordem, pode cooperar para o bem ou para o mal e influir até mesmo na sexualidade humana. Ela afeta a saúde, influencia a natureza e pode afetar na construção do caráter do ser humano.

Pode-se analisar, portanto, que o tipo de música de uma sociedade influencia diretamente no caráter e no comportamento de seus cidadãos.

Esta descoberta levou Aristóteles a afirmar que “emoções de toda espécie são produzidas pela melodia e pelo ritmo. Através da música, por conseguinte, o homem costuma experimentar as emoções certas...” (...) A Aristóteles atribui-se ter dito que: “emoções de toda espécie são produzidas pela melodia e pelo ritmo"; através da música, por conseguinte, o homem se acostuma a experimentar as emoções certas; tem a música, portanto, o poder de formar o caráter e os vários tipos de música, baseados nos vários modos, distinguem-se pelos seus efeitos sobre o caráter, - um, por exemplo, operando na direção da melancolia, outro na da efeminação; um incentivando a renúncia, outro domínio de si, um terceiro o entusiasmo...”
Interessante né!!!

Eu desde pequena tenho contato com a musica, comecei cantando em corais, depois entrei na aula de piano. Passado alguns anos, entrei no curso de violino, toquei por tres anos e isso abriu muito mais minha sensibilidade, tenho um ouvido absoluto.

Sei que preciso voltar a cursos ligado a musica, sinto que consigo despreender e sentir toda aquela essencia de tocar. O violino, por ser um instrumento de corda, me passa a sensação de leveza, na verdade nao sei explicar, só escutando ou tocando pra sentir essa sensação.

Só sei que é através da musica que coisas significantes se ampliam, e suas formas de comunicação e percepção ficam mais visiveis.


Bookmark and Share

1 comentários:

Anônimo disse...

não somente, até as plantas e animais reagem a música.

belo post.

bjs

 

Adotar é tudo de bom

Gentileza Gera Gentileza

CITAÇÕES


PageRank!">www.e-referrer.com
Widget FerramentasBlog


Gazeta dos Blogueiros TweetMeme Chicklet