RSS
email

Cada pessoa tem seu modo preferido de pensar e de organizar sua mente.



O desafio da comunicação está em descobrir e ajustar sua mensagem para o estilo preferido de organização mental da outra pessoa.

Algumas pessoas preferem que voce comece pelo começo, explicando tudo até chegar a conclusão.

Outras, preferem que você vá "direto ao assunto", isto é, que comece pelo fim.

Algumas pessoas só se sentem confortaveis se você começar pela visão geral.

Outras, querem que voce comece pelos detalhes, montando as peças aos poucos.

Há pessoas que não querem ouvir muito, mas querem ver ou experimentar primeiro.

Mas tambem há os que querem ouvir tudo antes de experimentar. Às vezes, nem querem saber de experimentar. Ouvir já é o suficiente.

Conhecer algumas categorias de organização mental das pessoas pode ser muito util nessas horas.

"Falar a mesma linguagem" é quando você se comunica dentro do modo preferido de organização mental do seu interlocutor.

E mais um desafio: você pode se sentir desconfortavel usando um modo de organização mental diferente do seu.





Mizuji Kajii

Bookmark and Share

2 comentários:

Joselito disse...

Mas tem de ser assim mesmo, é nas diferenças que as pessoas se encontram ....

Iúri disse...

Olá ahh.. Quem sou eu?!! (é engraçado cumprimentar alguém assim, rsrsrs).

Fiquei muito feliz por sua visita ao meu blog. Desculpe-me por responder somente agora, mas pode deixar que cada comentário eu gosto de responder, e visitar o blog.

Esse post é fantástico, pois mostra claramente a diferença do modo de pensar, e consequentemente a forma como alguém recebe uma informação. O difícil é ter flexibilidade e conseguir se adequar a cada pessoa, hehehe. Mas um pouco de empatia resolve isso.

Ah! Você também já está na minha lista de amigos hein, rsrs.

Grande abraço

 

Adotar é tudo de bom

Gentileza Gera Gentileza

CITAÇÕES


PageRank!">www.e-referrer.com
Widget FerramentasBlog


Gazeta dos Blogueiros TweetMeme Chicklet