RSS
email

Campanha Segunda sem Carne






O movimento surgiu nos Estados Unidos, espalhou-se na Austrália e na Grã-Bretanha, incentivando as pessoas a não consumirem carne às segundas-feiras.

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo lançará, no sábado, 3 de outubro, a campanha “Segunda sem Carne”.

A produção de carne é extremamente ineficiente, destacam organizações de saúde pública dos Estados Unidos, e representa uma ameaça aos recursos naturais, à saúde das pessoas e aumenta as emissões de gases que provocam o efeito estufa.

“Não pedimos que você se torne vegetariano nem se transforme em defensor dos direitos dos animais, mas apenas assuma o compromisso de não comer carne uma vez por semana. Nenhuma outra ação é tão simples e poderosa para ajudar o planeta”, diz o texto da campanha nos Estados Unidos.

Estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) mostra que as emissões de gases estufa associada à cadeia de produção de carne representam 18% das emissões totais. O desmatamento para a criação de pastagens, o transporte e o processamento industrial do alimento integram a cadeia produtiva da carne.

Com a quantidade economizada com um dia sem carne cada estadunidense poderia encher a banheira com água cerca de 20 vezes por ano e evitaria o consumo de 44,5 bilhões de litros de gasolina.
A Segunda sem Carne quer incentivar paulistanos a deixarem de consumir o alimento uma vez por semana, levando-os a redescobrir sabores e ampliar o repertório de alimentos.

A campanha terá a parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira, com o apoio do Greenpeace, Instituto Polis, Slow Food São Paulo, Agência de Notícias de Direitos dos Animais e do Instituto Nina Rosa.

E você vai participar?


Data – 03 e 04 de outubro de 2009

Horário – das 12h às 18h

Local - Parque Ibirapuera – Marquise e Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini

Programação:

03 DE OUTUBRO – SÁBADO

10h - Oficina de Compostagem Doméstica, com Leandro dos Santos Souza, da Escola Municipal de Jardinagem (Parque Ibirapuera – Prédio da Administração – sala 05). A oficina mostra como produzir composto orgânico a partir dos resíduos gerados diariamente em nossa casa, contribuindo para a saúde das plantas e para a diminuição do lixo encaminhado aos aterros da cidade. A oficina tem duração de 3 horas, é gratuita e oferece 50 vagas. Inscrições até dia 01/10, pelo telefone 11 328 0663.

10h30 - Prática de Hatha Yoga com Ana Cristina Pulcherio Ferreira, da escola Prema Yoga, na frente do Planetário Professor Aristóteles Orsini.

12h - Lançamento da Campanha na Marquise do Ibirapuera, com presença de autoridades que farão o percurso da exposição interativa. As pessoas poderão participar da atividade até às 18h. A exposição é um percurso por uma estrada colorida que traz informações, receitas culinárias e desenhos, com parada por quatro estações temáticas com informações sobre saúde, meio ambiente, ética e sabores.

OFICINAS DO GOSTO PARA CRIANÇAS – SLOW FOOD – Às12h, 14h e 16h, na Tenda do Gosto – Marquise do Ibirapuera

Um convite para os pequenos refletirem sobre questões como para quê serve a comida, de onde vem, a descobrir seus cheiros, texturas e gostos. As inscrições devem ser feitas no local – 30 vagas por oficina. Distribuição de toy arts para as crianças participantes.

PALESTRAS E EXIBIÇÃO DE VÍDEOS (Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini, próxima à Marquise) – grátis – 90 lugares, tíquetes distribuídos no local meia hora antes do início da sessão ou palestra

13h ´- Exibição do filme Home (80`)

Dirigido pelo fotógrafo Yann Arthus-Bertrand e produzido por Luc Besson, discute as principais questões ambientais da atualidade e mostra como a humanidade interferiu no equilíbrio do planeta. São imagens aéreas da Terra, que desvendam o estado do planeta abordando as mudanças climáticas, a desertificação e o nível das águas. Exibição livre

14h30 - Palestra com Eduardo Jorge, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo

15h10 - Exibição dos filmes A Farra do Boi na Amazônia (6`),Arroz vermelho da Paraíba (3`) e O mar e nosso (3`) –recomendados para maiores de 12 anos

16h10 - Alimentação e Meio Ambiente – os impactos da pesca predatória, pecuária na Amazônia e introdução dos transgenicos na agropecuária, palestra com Rafael Cruz, da Campanha de Transgenicos do Greenpeace.


16h40 -
Exibição do filme A carne e fraca (54`), do Instituto Nina Rosa

Alguma vez você já pensou na trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Nós pesquisamos isso para você e contamos neste documentário aquilo que não é divulgado. Saiba os impactos que esse ato – de comer carne representa para a sua saúde, para os animais e para o planeta. Com depoimentos dos jornalistas Washington Novaes e Dagomir Marquezi, entre outros – recomendado para maiores de 14 anos. Após exibição, Nina Rosa, Ativista, presidente do Instituto Nina Rosa – projetos por amor à vida, produtora de vídeos e livros sobre direitos dos animais, estará no local para debate.

DEMONSTRAÇÕES CULINÁRIAS COM CHEFS (Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini, próxima à Marquise) – retirada de tíquetes meia hora antes, no local – 20 lugares por demonstração

13h às 14h - Leila D – Galeria Orgânica

Artista experimentalista da culinária vegetariana há mais de 20 anos, desenvolve pesquisa alimentar em gastronomia funcional. Traz em seu trabalho toda sua experiência de viver em outros países como Japão, França, Alemanha e EUA ,onde começou seu interesse pela culinária viva. Criadora do restaurante Galeria Orgânica, 100% orgânico e vegetariano, que também oferece todos os dias um menu cru, tem como proposta oferecer ao público um novo conceito de alimentação: o “corpo sustentável”, uma nova atitude alimentar.

14h15 às 15h15 - Augusto Pinto – Restaurante GOA

Chef e proprietário do Goa Gourmet Vegetariano. Sua formação em gestão e produção cultural, área em que atuou por 20 anos até 2004 quando, ao se tornar vegetariano, resolveu reciclar um restaurante do qual era sócio e transformá-lo em um vegetariano mais sofisticado do que os existentes até então. Atualmente, além de cuidar do GOA, se dedica à criação do Centro para o Desenvolvimento da Alta Gastronomia Vegetariana no Bairro da Vila Madalena, na cidade de São Paulo, com previsão de inauguração no dia 07 de outubro, como parte das atividades de lançamento da Campanha Segunda sem Carne.

15h30 às 16h30 -
Camila Taquari – Espaço Zym
O Espaço Zym busca valorizar a cultura, os sabores e os recursos naturais da nossa terra trabalhando alimentos nativos pouco conhecidos como mangaba, buriti, pana, castanha do baru e do licori e capim Napi.

16h45 às 18h - André Vieland – Vegacy
Chef e um dos proprietários do melhor restaurante vegano da cidade de São Paulo, segundo o blog Vegetariana, da MTV. Desde 2005 o restaurante vem conquistando admiradores, inclusive onívoros que trabalham pela região da Av. Paulista.

04 DE OUTUBRO – DOMINGO


10h30 ´-
Prática de ioga com professor Orlando Alves, do Instituto Superior de Estudos do Shaivismo, na frente do Planetário Professor Aristóteles Orsini.

12h às 18h - Exposição interativa na Marquise. A exposição é um percurso por uma estrada colorida que traz informações, receitas culinárias e desenhos, com parada por quatro estações temáticas com informações sobre saúde, meio ambiente, ética e sabores.

OFICINAS DO GOSTO PARA CRIANÇAS – SLOW FOOD - Às12h, 14h e 16h, na Tenda do Gosto – Marquise do Ibirapuera

Um convite para os pequenos refletirem sobre questões como para quê serve a comida, de onde vem, a descobrir seus cheiros, texturas e gostos. As inscrições devem ser feitas no local – 30 vagas por oficina. Distribuição de toy arts para as crianças participantes.

PALESTRAS E EXIBIÇÃO DE VÍDEOS (Auditório da Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini, próxima à Marquise) – grátis – 90 lugares, tíquetes distribuídos no local meia hora antes do início da sessão ou palestra


12h -
Exibição do filme Nação Fast Food (113`)

Adaptação do livro homônimo de Eric Schlosser, o filme fala sobre os riscos à saúde da população e ao meio ambiente que a indústria do fast-food provoca. Após descobrir que a carne usada para fazer o hambúrguer, servido em seu estabelecimento, está contaminada, Don Henderson (Greg Kinnear), executivo da maior rede de fast-foods dos EUA, faz uma jornada à origem dos alimentos servidos em restaurantes como o dele e descobre fatos nada agradáveis.- recomendado para maiores de 14 anos

13h20 - Impactos para o meio ambiente, a saúde e os animais da alimentação centrada na carne, palestra com Marly Winckler, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira

14h50 - Exibição do filme Meat the Truth (70`)

Documentário feito pelo “Partido dos Animais” da Holanda, resposta a Uma Verdade Inconveniente, de Al Gore, que trata de algumas das causas do aquecimento global, poluição e males afins, mas deixa a questão da pecuária de lado – recomendado para maiores de 12 anos

15h - Mitos e verdades sobre alimentação vegetariana, Palestra com Ana Ceregatti, nutricionista e integrante da Sociedade Vegetariana Brasileira.

15h30 - Exibição do filme Como salvar o mundo (104`)

A história de um octogenário apaixonado pela agricultura biodinâmica em suas andanças pela índia de solo saturado pela adubagem química.

17h20 - Revolucionando a merenda, palestra com Lerner Ribeiro, prefeito de São Lourenço da Serra, que trocou açúcar, carnes e enlatados na merenda escolas por alimentos naturais, legumes, verduras e sucos, medida que teve reflexo direto na melhora dos índices sociais e na redução da mortalidade infantil.

17h50 - Alimentação Saudável – maravilhoso mundo de sabores, cores e diversidade, palestra com Chef Tatiana Cardoso, do Moinho de Pedra

DEMONSTRAÇÕES CULINÁRIAS COM CHEFS (Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini, próxima à Marquise) – retirada de tíquetes meia hora antes, no local – 20 lugares por demonstração

13h às 15h - Tatiana Cardoso – Moinho de Pedra
Chef formada pela Escola de Culinária Natural Gourmet Cookery School, em Nova York, e pelo Instituto de Gastronomia e Nutrição. Em seu restaurante natural/vegetariano gourmet Moinho de Pedra só entram produtos orgânicos e nada de carne nem industrializados. Em seus pratos, a chef busca receitas que, além de saudáveis, são saborosas e elaboradas, desfazendo a ideia de quem acha que verduras e legumes são alimentos sem graça.

15h às 16h - Luisa Pereira – Surya Alimentos Orgânicos

Luisa Pereira apresentará pratos feitos com cacau orgânico. É ativista e realiza eventos para divulgar o veganismo. A empresa Surya foi criada em 1995 pela empresária Clélia Angelon, vegetariana e praticante de yoga. A empresa não utiliza ingredientes de origem animal e tem forte atuação no campo da defesa dos animais.

16h às 17h - Angélica C. Fonseca – Ecobrás
A Ecobras é uma empresa pioneira no Brasil que fabrica produtos com soja orgânica.

17h às 18h - André LuizMaha Mantra

Apresentará receias com toque indiano. O restaurante Maha Mantra objetiva proporcionar uma alimentação leve e saudável, combinando sabores e cores de alimentos frescos, orgânicos.

Bookmark and Share

3 comentários:

MARCELO DALLA disse...

Nossa!!!! Excelente isso, que bela idéia! Amei!!!! Pena que eu vi tarde demais, senão colocava no meu blog tb.

bjos querida e bom fim de semana!

Anônimo disse...

Parabéns pela divulgação.
Abraços

Bruno Bartulitch disse...

É...é um primeiro passo...começa com a segunda...depois quarta, sexta...aos poucos a pessoa nota a diferença,se sente melhor e plim! vira vegeratiana! step by step...vou indicar o post! bjs.

 

Adotar é tudo de bom

Gentileza Gera Gentileza

CITAÇÕES


PageRank!">www.e-referrer.com
Widget FerramentasBlog


Gazeta dos Blogueiros TweetMeme Chicklet